quarta-feira, 30 de março de 2011

Como iniciar um projeto de um deck

Semana passada um amigo montou um deck, ele tinha uns cards azuis e uns vermelhos e ele resolveu juntas as cores e montar um deck. Ficou fraco o deck dele, ganhei todas (Fuck Yeah), porém, UM card do deck dele me chamou muito a atenção, e era um card comum, bem simples de cicatrizes de mirrodin.


A partir de um card comum pensei em um deck inteiro. Isso é improvisar. O que lhe da vantagens, mas não muitas garantias. Pq?
Pois vc reproduzir um deck com todos aqueles combos mortais vc tem a garantia de que o deck é bom, mas em um campeonato já vao conhecer os seus combos, e como previni-los. Com um deck inovador e fora do comum, vc tem o elemento surpresa contra seus adversários, mas corre o risco de seus combos não serem tão bons.

(Parentesis)
Meu deck pessoal de T2 Standard é um UB (Blue/Black) Control. UB Control é a última modinha, pois o top 8 players do último mundial, mais de 4 deles usavam UB Control e os decks mudavam muito pouco de um para outros. Conheci alguns players que apenas copiaram o deck list do campiao mundial Giuliarmme Matingon, sem contestar ou modificar nada.
O meu UB Control é diferente, pois pesquisei outras cartas, até tentei compiar o deck do campiao mundial, mas nao funcionou tao bem comigo, mas dai encontrei outras cartas que achei mais interessante e hoje meu deck funciona muito bem, não que eu ache que eu consiga ganhar um campeonato mundial, mas já ganhei de players com um deck copia do campiao.
Mas ai já é uma questão de PLAYER SKILL, ou seja, sua habilidade e experiencia.
(Parentesis)

A partir do card, e sua habilidade de metalcraft eu precisaria de cards azuis que deem suport a artefatos e artefatos que combinem com cards azuis. Como encontrar tais cards? INTERNET
Em sites de venda de cards ou outros sites onde vc possa ter acesso aos cards de uma coleção filtrá-los por coleção, cor, tipo, etc. Assim vc vai dirato aquilo que vc precisa.
Eu pesquisei por cards de artefato das coleções Rise of Eldrazi, Scars of Mirrodin, Mirrodin Besiged e M11, então procurei cards azuis destas mesmas coleçoes. Descobri que já tinha algumas e alguns amigos tinham algumas outras e na JUMP Livraria tinha outras, tendo então uma previa de como meu deck ficará, reuno os cards e jogo com os amigos para testar o novo deck, procurando suas falhas, quais cards eu poderia substituir, falta contra-mágicas? talvez alguns cards contra criaturas, ou instantaneas que devolvam a permanente alvo para a mão do seu dono. Ai é por sua conta e risco.
E o meu deck acabou ficando assim:

Trinket Mage para buscar mais artefatos, de custo 1 ou menor. Há uma grande variedade de artefatos de custo 1 de grande utilizade para este deck. Eu estou usando:

Everflowing Chalice,

Brittle Effigy,

Elixir of Immortality e a Magibomba Niilista.

Com o Everflowing Chalice eu tenho um excelente gerador de mana, Brittle Effigy para exilar criaturas de jogo, Elixir of Immortality além de ganhar vida, todas as ágicas já utilizadas retornam para o deck e a Magibomba é para ser utilizada contra cards que ativiam no cemitério.

Outros cards:
Traumatizar; para tombar metade do deck
Keening Stone; para tombar outra metade do deck
Stoic Rebutal; Contra-mágica com metalcraft
Myr de prata; gerador de mana e artefato
Nacrolepsy; Contra criaturas
Etched Champion; Um deck de metalcraft não pode ficar sem ele
Esfinge Consagrada; Além de ser uma criatura forte, ela enche a sua mão de cards, lá pelo 5º ou 6º turno, que é quando vc mais precisa de mais cards em mãos.

Procurei nos foruns da internet por algum outro U Metalcraft deck e não encontrei muitos, os poucos que encontrei tinha uma configuração muito diferente. Por ser um deck impar e que não segue as modas do Magic.
E um deck nunca deve depender de combo com muitas cartas, pois se uma delas for removida seu deck fica inutil. Li algo parecido hoje no blog da Let's Collect, escrito pelo meu chara Bruno "Fuzzy" Lopez.

Combos não são seus amigos. Combos de duas cartas, menos ainda. Você pode tentar ganhar o primeiro jogo, mas as chances são baixas. O que faz você dormir à noite é o fato de tanto o Hive Mind quanto o possível Show and Tell são azuis, e você tem hard counters pra tentar parar. Já que metade das cartas do combo não fazem nada sozinhas, parar uma delas atrapalha o combo todo, e ele vai precisar de uma Force of Will de backup.

Combos de 3 cartas são seus amigos, e provavelmente ele pode não ter o luxo de esperar o backup. Ainda não é um match muito tranquilo no segundo e terceiro game, mas também não é um pesadelo. Se o que vier do outro lado for um Alien fica até um pouco mais fácil já que ele ainda te dá 2 turnos pra ganhar – Ignore-o e mate o dono.

Fica ai a dica então, façam o deck de vcs não pensando em um combo de algumas poucas cartas, mas que vc possa vencer mesmo se o combo não venha.
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